terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Liguem a TV; vamos estudar!

Pegando carona no seminário TV, Radio e Educação resolvi buscar reportagem sobre como a TV é vista e utilizada nas escolas.  A Revista Nova Escola traz no seu acervo uma matéria interessante como trabalhar o uso da telinha na sala de aula, um elemento que toma a atenção de crianças, jovens e adultos.

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/liguem-tv-vamos-estudar-431451.shtml

 Como usar a TV em sala de aula. 
Para que o uso produza resultados positivos na aprendizagem, antes de ligar o aparelho lembre-se de: 

- Gravar o programa e selecionar as cenas que serão exibidas aos alunos, fazendo o recorte dentro dos seus objetivos. 

- Planejar as aulas propondo exercícios e atividades relacionadas ao vídeo: eles não podem ser exibidos como se fossem auto-explicáveis. 

- Checar a qualidade da imagem e do som. 

- Parar a exibição sempre que necessário para comentários ou explicações. 

- Pedir para os alunos anotarem as cenas mais importantes, as falas e os detalhes mais marcantes. 

- Rever as cenas mais importantes. 

- Observar as reações do grupo para voltar aos pontos da exibição que a turma mais se deteve. 

Como NÃO usar a telinha em aula 

Sem critério e objetivos pedagógicos claros, a televisão pode virar embromação. Portanto, evite: 

- Usar como tapa-buraco quando falta professor ou acontece algum contratempo. 

- Passar vídeo que não tenha relação com o conteúdo: as crianças percebem que essa é uma forma de camuflar a falta de planejamento. 

- Usar o recurso em todas as aulas e esquecer outras dinâmicas: o exagero diminui a eficiência e empobrece as atividades. 

- Criticar sistematicamente possíveis defeitos de informação ou estéticos: se eles existirem, desafie a turma a encontrá-los e a questioná-los. 

- Assistir à televisão com os alunos sem discussão: qualquer assunto que venha da televisão deve ser integrado com o tema da aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário